top of page
Design instrucional de um curso on-line de design de soluções

Plano de tutoria deve conter:

  •  No mínimo duas unidades.

  • Os objetivos devem estar escritos como foco no desempenho (competência) do aluno.

  • As atividades e avaliações devem estar coerentes com os objetivos.

  • Os operadores da inteligência coletiva são contemplados no planejamento.

Segundo Teixeira, a Inteligência Coletiva é como  um "campo de pesquisa transdisciplinar”, centrado no estudo da “potência de ação coletiva” dos grupos e que toma como hipótese principal que esta “potência” depende fundamentalmente da capacidade de indivíduos e grupos interagirem, pondo-se em relação e, desta forma, produzirem, trocarem e utilizarem, conhecimentos. ” (Teixeira, 2005).

 

Diante dessa definição, na prática de docência on-line para criação de uma inteligência coletiva seria necessário então a utilização do potencial das tecnologias interativas como forma de cocriação de conhecimento e compartilhamento. Práticas interativas, fugindo das transmissões de conhecimento passivas, unilaterais.

 

Busca de interações em grupo e o movimento que essas interações proporcionam, transformando numa aprendizagem colaborativa, onde o fluxo contínuo de troca e criação de conhecimento geram ciclos retroativos e recursivos. Alunos e professores aprendem e ensinam uns aos outros.

 

O professor sai da posição de único emissor  de conteúdos e passa a ser um gestor de ações de aprendizagem motivando, facilitando processos, mediando e contribuindo para criação e compartilhamento desse conhecimento gerado.

Citando o artigo da pesquisadora Andrea Cecília Ramal: "Pierre Levy usa duas expressões interessantes para falar do professor: arquiteto cognitivo e engenheiro do conhecimento. Traduzindo: aquele profissional responsável por traçar e sugerir caminhos na construção do saber. "

 

Este profissional virtual excelente é um facilitador de caminhos para o aluno percorrer a melhor trajetória dentro da sua trilha de aprendizagem. O professor excelente sabe olhar sistemicamente e ao mesmo tempo sabe olhar personalizado, sabe criar e articular conceitos interdisciplinarmente, como sabe acompanhar o aluno em suas especificidades sem deixar de olhar o todo.

 

Sabe utilizar a tecnologia como ferramentas que irão incrementar os conteúdos que quer transmitir. Sabe motivar o aluno para que ele adentre o ambiente de aprendizagem virtual e participe, colabore, co-crie e compartilhe.

 

Sabe orientar a forma como o aluno transita por esse ambiente e irá interagir e ao mesmo tempo sabe sugerir (sem impor) caminhos alternativos ou melhor orientados a alunos que necessitem de mais foco ou orientação.

 

Sabe fazer a curadoria de informações, diante deste vasto mundo de informações à disposição de todos, ele saberá orientar e auxiliar  para que o conhecimento seja adquirido.

 

Ele sabe também avaliar, inovar e trazer novos conceitos. Flexível, ensina, mas também aprende, num conjunto de esforços coletivos cujo objetivo maior é o da aprendizagem.

Tutoria e operadores da inteligência coletiva
Professor virtual excelente

Tutoria e Docência On-line

 

Professor: José Erigledson (Eri)

 

Foi uma disciplina bem interessante, pois aprendemos na prática elementos de como desenvolver e criar um plano de tutoria para um curso on-line e como desenhar os módulos e avaliações.

Nesta disciplina foram desenvolvidos:  um plano de tutoria que contempla  os operadores da inteligência coletiva

em ambientes virtuais de aprendizagem e participação nos fóruns. 

 

 

Plano de tutoria
Fóruns
bottom of page